O eletrocardiograma (ECG) é um dos exames mais simples da cardiologia, que tem como objetivo avaliar a atividade elétrica do coração. Sua realização é rápida, indolor e não invasiva.
Células especiais normalmente localizadas na câmara superior direita do coração desencadeiam impulsos elétricos, que percorrem o sistema elétrico do coração, gerando o batimento cardíaco. O eletrocardiograma registra esses sinais elétricos através de eletrodos posicionados no tórax e nos membros do paciente.
O cardiologista utiliza o eletrocardiograma para procurar padrões e ritmos entre os batimentos, a fim de diagnosticar ou descartar doenças cardíacas.

O Holter 24 horas 3 canais digital é um dos exames mais utilizados da cardiologia. Tem como objetivo registrar a atividade elétrica do coração durante 24 horas, de forma contínua. Consegue, portanto, uma avaliação mais fidedigna do ritmo cardíaco que o eletrocardiograma (ECG), que registra a atividade cardíaca por poucos segundos.

A MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial) é um dos exames mais utilizados da cardiologia. Tem como objetivo registrar a pressão arterial do paciente durante 24 horas, de forma contínua. Consegue, portanto, uma avaliação mais fidedigna do comportamento da pressão arterial durante o dia e a noite, sendo portanto, bem mais confiável que uma medida isolada em consultório, que está sujeita a muitos erros. Uma porcentagem considerável de pacientes tem a pressão arterial falsamente elevada no consultório, o que pode levar a diagnostico e tratamento equivocados.

É um exame bastante importante que deve ser feito por pacientes portadores de marcapasso, pois, por meio de seus resultados, o médico cardiologista avalia o funcionamento do aparelho.

• Por que fazer uma Avaliação de Marcapasso?
Através desse exame, o médico pode avaliar o funcionamento do aparelho e pode sugerir os ajustes necessários para que as baterias sejam poupadas e a vida útil do marcapasso se prolongue-se. A Avaliação de Marcapasso também determina a hora da troca do aparelho.

• Como é feita a Avaliação de Marcapasso?
Esse exame é feito por um médico cardiologista especializado em eletrofisiologia cardíaca. Chegando ao laboratório, você se dirige à recepção, onde seus dados são tomados e você é encaminhado ao exame, que é feito em três etapas. Primeiro, você faz um eletrocardiograma normal. Após, um novo eletrocardiograma é feito, dessa vez, utilizando-se um imã sobre a região onde está o marcapasso.

Entre em Contato

Estar no controle de sua vida e ter expectativas realistas sobre seus desafios do dia-a-dia, são as chaves para o gerenciamento do estresse.

×