Neste ano o Ministério da Saúde promove durante o mês de dezembro a Campanha de Prevenção ao HIV/aids com uma nova abordagem, a fim de estimular o público jovem a realizar o teste rápido.

Essa iniciativa tem como principal objetivo conscientizar a população pois, apesar do número de mortes por Aids no Brasil ter caído nos últimos 5 anos, de 12,5 mil em 2014 para 10,9 mil em 2018 o número de casos entre jovens adultos aumenta a cada ano.

 

Tratamento como prevenção

No tratamento da aids os medicamentos antirretrovirais são os maiores aliados uma vez que, tem a finalidade de prevenir a transmissão do HIV. Com o tratamento adequado, o vírus HIV fica indetectável, ou seja, não pode ser transmitido por relação sexual, e a pessoa não irá desenvolver aids.

O uso regular e correto dos medicamentos antirretrovirais proporciona uma melhora na qualidade de vida das pessoas portadoras de HIV, e leva a uma redução expressiva do número de internações e infecções por doenças oportunistas.

Sabemos que auto responsabilidade de cada pessoa nos relacionamentos afetivos é a melhor forma de prevenção. Aliada as recomendações médicas, a uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e realização correta dos tratamentos.

E vale lembrar e reforçar: use camisinha e fique seguro!

 

Fonte: www.aids.gov.br

× Agendar Consulta Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday