Lançamento

EDUCAÇÃO MÉDICA E POLÍTICAS CURRICULARES

Prof. Dr. Antônio da Silva Menezes Júnior
Prof.ª Drª Iria Brzenzinski

Educação Médica e Políticas Curriculares é uma obra esclarecedora, que foi desenvolvida no intuito de demonstrar dialogicamente as nuances, comunicações e disparidades entre as Políticas Curriculares de dois países, de forma comparada, com recorte em um curso de Medicina do Brasil e outro em  Portugal. Este livro busca a relação entre  esses objetos de análise e facilidade de acesso aos projetos pedagógicos dos curso de Medicina, a aproximação pedagógica nas matrizes curriculares e o caráter comparativo de une e sapara esses países que estão ligados intimamente pela História.

Desse interesse, surge a análise das práticas de organização curricular vigentes nas duas instituições, tendo em vista as políticas curriculares de cada país. Assim, sob o ponto de vista cronológico, o enfoque adotado está circunscrito no momento presente, como uma apurada apreciação de novos e atualizados saberes, embora tenham sido utilizados dados históricos para compreensão geral. De leitura fácil e impactante, esta obra nos leva a compreender o nível de distanciamento e proximidades que que a formação médica brasileira em relação à Portugal e vice-versa, considerando que o autor conviveu e convive, visceralmente com tais realidades que busca e consegue com êxito demonstrar.

Filosoficamente, fundamenta-se  na teoria habermasiana  do agir comunicativo , suas concepções sobre a Modernidade na ótica do mundo sistêmico, inscrevendo-se,  portanto, na utilização da razão instrumental , razão comunicativa manipuladora e comunicativa dialógica. Ver-se-á que tais aproximações  preservaram na matriz curricular com o ensino-aprendizagem  centrado no perfil do egresso, sendo os maiores distanciamentos evidenciados na proposta de inserção social , preconizada pela instituição observada no Brasil,  e no pressuposto da pesquisa e internacionalização da instituição portuguesa. À medida que as análises são feitas, o leitor tomará parte em uma discussão que tem por objetivo apontar a necessidade de solidificação dos projetos pedagógicos atuais e o ensejo da adoção de uma escola reflexiva com propostas reais, no sentido de vislumbrar a possibilidade de transformações sociais na realidade concreta.

A PLURALIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR

Prof. Dr. Antônio da Silva Menezes Júnior
Prof.ª Drª Iria BrzenzinskiProf.ª
Prof.ª Drª Lorena Carvelo e Silva Lima

A escrita assume o papel inevitável de grandes pesquisadores ao colocar nesta obra questões que estão imbuídas da Pluralidade nas Políticas Educacionais: da Educação Básica à Educação Superior.
Uma contribuição para a compreensão da realidade educacional em diversos espaços e contextos socioculturais e políticos.
A reconstrução do saber é um verbo transitivo, tarefa contínua e praxiológica  de grande responsabilidade para todos!

×